Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

João Paulo afirma que o governo Bolsonaro agrava a precarização do trabalho

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Cerca de 11,8 milhões de trabalhadores estão atuando sem carteira assinada no setor privado e mais de 24,4 milhões trabalham por conta própria

Cerca de 11,8 milhões de trabalhadores estão atuando sem carteira assinada no setor privado e mais de 24,4 milhões trabalham por conta própria
05/11/2019
    Compartilhe:

Diante da pesquisa que aponta o crescimento de 2,9% no número de empregados sem carteira assinada no trimestre encerrado em setembro, em comparação com o período anterior, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o deputado estadual pelo PCdoB, João Paulo, esteve no programa CBN Recife para discutir sobre o atual cenário e as perspectivas para os trabalhadores brasileiros. 

Na ocasião, ele destacou que a política do presidente Jair Bolsonaro agrava ainda mais a situação, já que o governo avança na linha de um projeto totalmente neoliberal conservador, com a retirada de conquistas sociais e a precarização do trabalho, que resultam nos dados atuais, somados em torno de 11,8 milhões de pessoas sem carteira assinada no setor privado e mais 24,4 milhões que trabalham por conta própria. “Uma queda muito grande na arrecadação. Conquistas sociais, como 13º salário, férias, aposentadoria futura dos trabalhadores são negados, o enfraquecimento das organizações trabalhistas, no momento em que o mundo avança na revolução 4.0, um impacto tremendo nos trabalhos formais, uma redução significativa”, afirma João. 

Quanto a mudança do cenário, o parlamentar pontuou que não enxerga muitas perspectivas a curto prazo devido ao aquecimento da economia gerado pelos cortes em programas sociais e investimentos em infraestruturas. Além dos governos de Lula e Dilma, época em que foram gerados mais de 18 milhões de empregos com carteira assinada. “O que nós estamos é um processo de privatização acelerada das empresas estatais, a retirada de direitos dos trabalhadores, uma grande ameaça sobre os servidores públicos com a perspectiva do fim da estabilidade da grande maioria dos futuros servidores, que vão entrar no serviço público, mas isso não vai assegurar de forma nenhuma, porque a constituição está sendo desrespeitada”, alerta o deputado. 

Confira outras informações na entrevista completa com João Paulo, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook