Governo inicia fase de testes do FGTS Digital
Novo sistema pode reduzir custos e burocracia

Foto: Agência Brasil
O Ministério do Trabalho e Emprego iniciou no último sábado (19) a fase de testes do sistema FGTS Digital, que vai substituir o atual envio de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos empregados pelas empresas, atualmente realizado pelo sistema Conectividade Social/Caixa.
Em nota, a pasta informou que a implementação do FGTS Digital - prevista para janeiro de 2024 - vai representar avanços no processo de cumprimento da obrigação do FGTS. Pelo atual sistema, o empregador gasta cerca de 34 horas/mês para o preenchimento. A expectativa é reduzir para 25 horas com o uso do FGTS Digital, que vai utilizar dados do eSocial.
Entre os principais benefícios citados pelo ministério estão a eliminação de burocracia e custos adicionais, a diminuição de custos e a digitalização dos serviços, com agilidade e automatização dos procedimentos.
Capacitação
Para preparar as empresas para o novo processo de envio, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho inicia o processo de capacitação a partir deste sábado, até o fim do ano. A fase de testes estará disponível para empresas do Grupo I do eSocial, com faturamento até R$ 78 milhões, totalizando cerca de 20 milhões de empresas.
A partir de 16 de setembro, a capacitação estará disponível para as demais empresas. “É uma oportunidade para que as empresas ajustem os processos internos e verifiquem se estão declarando corretamente as bases de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial”, destacou o ministério.
Interrupção
Acrescentou, em nota, que, neste sábado, o sistema do eSocial terá uma parada de quatro horas para integração ao novo FGTS Digital. O sistema será liberado, em seguida, para empresas do Grupo I.
Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes e até o fim do ano para análise da correção dos dados que irão informar no novo sistema. “O que for gerado no FGTS Digital nesse período é uma simulação, valendo apenas o que for informado a partir de 1º de janeiro”.
Acesso
Para acessar o novo sistema, o empregador deve acessar o link utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou via certificado digital e dar início ao treinamento.
Entenda
O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai gerenciar os diversos processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. A proposta, segundo o governo, é promover soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento dessa obrigação e assegurem que os valores devidos aos trabalhadores sejam efetivamente individualizados em suas contas vinculadas.
“Serão criados sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente, trazendo mais facilidade para o empregador efetuar compensação ou recuperação desses valores.
Os valores ordinariamente devidos de FGTS serão calculados tomando-se por base as informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.”
Pelo sistema, estarão disponíveis emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto e pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Centrais sindicais e patronais criticam tarifaço de Trump
Medida dos EUA pode agravar crise da economia mundial, diz entidade
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex
Governo dos EUA sobretaxou produtos brasileiros em 10%
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização
Relatório mostra número insuficiente de auditores fiscais no país
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Brasil não descarta recurso a OMC contra tarifaço dos Estados Unidos
Governo tentará antes negociar reversão de medida de Trump
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Para CNI, momento é de detalhar impactos e reforçar diálogo com os EUA
Entidade levará grupo de empresários brasileiros ao país em maio
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista
Segundo professor, acordo Mercosul–UE precisa ser aprovado