Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Governo Federal promete enviar recursos a municípios litorâneos atingidos por vazamento de óleo


Por: REDAÇÃO Portal

“A reunião foi até tarde da noite e brevemente deveremos ter novidades nesse sentido”, disse o presidente da Amupe

“A reunião foi até tarde da noite e brevemente deveremos ter novidades nesse sentido”, disse o presidente da Amupe
23/10/2019
    Compartilhe:

O presidente da Amupe, José Patriota, esteve nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília, reunido com a secretária especial da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Déborah Arouxa. A discussão número um foi a emergência na situação do derramamento de óleo no litoral nordestino e a necessidade do Governo Federal em ajudar os municípios litorâneos. 
 

A Associação pediu as devidas providências para minimizar as consequências provocadas pelo aparecimento desse óleo nas praias, especialmente em Pernambuco, com a liberação de recursos para auxiliar os municípios na compra de materiais adequados para remoção do material e para contratar uma força de trabalho constante, embora a força do voluntariado tem sido de extrema importância, mas as prefeituras precisam ter um contingente de pessoas permanentes e remuneradas enquanto perdurar essa situação.  
 
Para o presidente da Amupe, José Patriota, “essas prefeituras já não tem recursos, uma vez que já  compraram muitos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com recurso próprio. Então é preciso que o Governo Federal ajude os municípios a tomarem esse tipo de iniciativa e muitas outras ações necessárias para os municípios do Nordeste, como o custeio do transporte dos resíduos para zonas adequadas. É preciso fazer um conjunto de ações emergenciais e ações permanentes de médio e longo prazo”, enfatizou.
 
A Amupe acredita que as ações urgentes devem ser tomadas pois o derramamento do líquido viscoso afeta diretamente a vida marinha e vida de quem depende do litoral para sobreviver: pescadores, comerciantes, barqueiros, rede hoteleira, dentre outros. “Nós estamos em contato direto com os municípios, e eles demonstraram preocupação, a reunião foi até tarde da noite e brevemente deveremos ter novidades nesse sentido”, concluiu José Patriota.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook