Governadora Raquel Lyra nomeia novo procurador-geral de Justiça do MPPE
José Paulo Cavalcanti Xavier Filho assume o cargo no biênio 2025-2027, substituindo Marcos Antônio Matos de Carvalho, que será empossado como desembargador.
Foto: Hesíodo Góes/SECOM
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (7), o promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ele assumirá o cargo no biênio 2025-2027, sucedendo Marcos Antônio Matos de Carvalho, que será empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta quarta-feira (8).
José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, com 25 anos de atuação no MPPE, começou sua trajetória na Promotoria de Justiça de Ouricuri. Já atuou como titular em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife. Até o momento, ocupava o cargo de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e era titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Infância e Juventude).
"Recebo com muita alegria e gratidão o resultado da eleição pela classe e a decisão da governadora do Estado pela minha nomeação como procurador-geral de Justiça de Pernambuco. Agradeço toda a confiança depositada por parte de todos e todas, ao mesmo tempo que ratifico meu compromisso e a responsabilidade no cumprimento dos objetivos e atribuições do Ministério Público, especialmente no combate ao crime organizado e na defesa dos interesses sociais, sobretudo na garantia do direito à educação, saúde, habitação, alimentação e outros tão necessários", declarou José Paulo Cavalcanti Xavier Filho.
O novo procurador-geral afirmou que pretende fortalecer as ações do Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO) e ampliar os projetos de centros de apoio em áreas estratégicas durante sua gestão.
Detalhes da eleição para procurador-geral
A escolha de José Paulo Cavalcanti Xavier Filho ocorreu após a definição da lista tríplice pelo MPPE. Ele foi o mais votado entre os membros, com 262 votos. Os outros nomes na lista foram Maria Lizandra Lira de Carvalho, que obteve 257 votos, e Silvio José Menezes Tavares, com 180 votos.
Outros candidatos, como Deluse Amaral Rolim Florentino (172 votos) e Maviael de Souza Silva (160 votos), também participaram do pleito. A votação foi realizada por meio do Sistema Eletrônico de Votação (SEV).
O novo procurador-geral assume a liderança do MPPE com a missão de dar continuidade ao trabalho da instituição e atender às demandas da sociedade.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/01/2025
TRE-PE cassa mandatos de vereadores de Toritama e aplica multa de R$ 53 mil
Parlamentares são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos na...
- Por REDAÇÃO
- 29/01/2025
Dino libera pagamento de emendas parlamentares para quatro entidades
Repasses de recursos foram autorizados após auditoria da CGU
- Por REDAÇÃO
- 27/01/2025
Transnordestina: 55 km do trecho em Pernambuco devem ser iniciados no primeiro semestre
Primeira fase da obra no estado prevê a construção de 25% do trecho total...
- Por REDAÇÃO
- 23/01/2025
Fórum Econômico Mundial expõe divisão entre Trump e multilateralismo
Evento ocorre até sexta-feira em Davos, nos Alpes Suíços
- Por REDAÇÃO
- 22/01/2025
André de Paula anuncia candidatura a Deputado Federal em entrevista à CBN Caruaru
Ministro da Pesca e Aquicultura confirmou na manhã desta quarta-feira (22)...