
Empresas brasileiras participarão de experimento de semana de trabalho de quatro dias
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week e a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.

Foto: Agência Brasil
Um novo teste de jornada semanal de trabalho de apenas quatro dias está programado para acontecer entre setembro e dezembro em quinze empresas brasileiras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a redução da carga horária, e a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.
As empresas se inscreveram para participar do experimento em agosto e começarão a se preparar para adotar o modelo de trabalho de quatro dias por semana a partir de setembro. O modelo que será implementado é chamado de 100-80-100: os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
Os indicadores avaliados ao final do experimento incluirão o estresse da equipe, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os resultados financeiros e a taxa de rotatividade. A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa, conduziu pesquisas prévias ao início do experimento e analisará os resultados após três meses e no final do piloto.
A participação de empresas como Editora MOL, Smart Duo, T4S - Thanks for Sharing Comunicação, GR Assessoria Contábil, Brasil dos Parafusos, Abaeterno, Plonge, Haze Shift Consultoria, Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação, Alimentare Nutrição e Serviços, PiU Comunica, Innuvem, Inspira, Clementino e Teixeira Advocacia, e Hospital Indianópolis será fundamental para avaliar a viabilidade e os resultados dessa abordagem.
Além disso, a 4 Day Week estabeleceu uma parceria com a empresa de coworking WeWork para fornecer às empresas participantes o benefício Workpass. Esse benefício permitirá o acesso a mais de 30 prédios da WeWork em todo o país e a mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.
Uma pesquisa recente realizada pela WeWork em conjunto com a Page Outsourcing revelou que uma grande parte dos brasileiros (73%) acredita que uma semana de trabalho de quatro dias melhoraria sua produtividade, reduzindo o estresse e aumentando a lealdade à empresa, o que também levaria a uma redução nas faltas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Brasil não descarta recurso a OMC contra tarifaço dos Estados Unidos
Governo tentará antes negociar reversão de medida de Trump
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Para CNI, momento é de detalhar impactos e reforçar diálogo com os EUA
Entidade levará grupo de empresários brasileiros ao país em maio
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Brasil pode ganhar mercados com tarifaço de Trump, diz economista
Segundo professor, acordo Mercosul–UE precisa ser aprovado
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Dados precisam ser atualizados no Portal do Empreendedor
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano
No ano passado, cada residência jogou fora 44kg de roupas e calçados
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Com pedido de compra, Banco Master divulga lucro de R$ 1 bi em 2024
Tentativa de aquisição está sendo investigada pelo Ministério Público