Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Em Pernambuco, apenas 12,5% dos municípios executam satisfatoriamente plano de imunização, indica TCE

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Mais da metade (53%) dos municípios pernambucanos estavam com algum imunizante em falta

Mais da metade (53%) dos municípios pernambucanos estavam com algum imunizante em falta

Foto: TCE/Divulgação

22/08/2023
    Compartilhe:

Nenhum dos 184 municípios pernambucanos apresentou adequação desejável ao Plano Nacional de Imunização (PNI). É o que mostra o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que fiscalizou 1.662 unidades de saúde e as enquadrou em um dos cinco níveis: desejável, satisfatório, moderado, grave ou crítico.

A pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2023, é uma resposta ao baixo índice de imunização de crianças com as vacinas Tríplice Viral, Pentavalente, Poliomielite e Pneumocócica. O objetivo foi diagnosticar a qualidade do serviço prestado pelos municípios na oferta dos imunizantes. Rodrigo Muta, analista de controle externo do TCE, detalha os critérios utilizados.

Apenas 12,5% dos municípios conseguiram atingir nível satisfatório de adequação ao PNI. Rodrigo Muta destaca dois dos principais desafios encontrados.

Outra questão é a disponibilidade de doses: mais da metade (53%) dos municípios pernambucanos estavam com algum imunizante em falta. Para estimular a solução dessas problemáticas, o TCE irá, agora, encaminhar os relatórios elaborados pela pesquisa às gestões municipais e estadual.

Ouça matéria completa da repórter Taynã Olimpia no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook