Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00

Your browser does not support the playback of this video. Please try using a different browser.

Cultura

Jota Lima, 'Coroné Cornélio' e Luisa Maciel serão homenageados no São João de Caruaru 2025


Por: REDAÇÃO Portal

Personalidades são reconhecidas pela contribuição à cultura e ao forró na cidade

Personalidades são reconhecidas pela contribuição à cultura e ao forró na cidade

Foto: Jota Lima - Divulgação/Prefeitura de Caruaru

21/03/2025
    Compartilhe:

Três personalidades foram escolhidas para serem homenageadas no São João de Caruaru 2025. Os nomes foram anunciados na última quarta-feira (19) durante coletiva de imprensa sobre a programação do evento. Os homenageados são Jota Lima, Coroné Cornélio e Luisa Maciel.

A festa deste ano terá 1.410 atrações, sendo 83% delas dedicadas ao forró. O evento começa no dia 25 de abril com o São João na Roça, no Sítio Juá, e segue até 28 de junho. O tema de 2025 é "De fazenda à Capital do São João".

Quem são os homenageados?

Jota Lima Com mais de cinco décadas de carreira, Jota Lima é um dos principais nomes do forró em Caruaru. Começou a carreira nos anos 1970 como cantor do trio pé-de-serra Filhos do Zé do Estado. Em 1987, seguiu carreira solo e levou sua música para diversas regiões. Em 2019, formou o grupo "Jota Lima e Banda", se apresentando em diferentes polos do São João de Caruaru.

Coroné Cornélio (Lamartine Duarte) Criado em 1995, o personagem "Coroné Cornélio" é interpretado pelo ator e humorista Lamartine Duarte. Inspirado no humorista Ludugero, o personagem se tornou uma referência na cultura caruaruense. Além do trabalho no teatro e na comédia, Lamartine também atua como artista plástico, poeta e compositor. Em 2022, foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Caruaru por meio de eleição popular.


Luisa Maciel (1926-2012) Luisa Maciel teve um papel fundamental na divulgação da cultura pernambucana e nordestina. Fundou a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil) e o Festival Internacional de Folclore de Caruaru, iniciado em 1969. Foi Secretária de Cultura de Caruaru e recebeu o título de Delegada Oficial do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF/Unesco) na Alemanha.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook