Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Contratações temporárias para o fim do ano em Pernambuco podem ser mais tardias e moderadas em 2023


Por: REDAÇÃO Portal

Último trimestre do ano, época de esperança para quem está sem trabalho, vem deixando candidatos desanimados em razão da pouca oferta da vagas

Último trimestre do ano, época de esperança para quem está sem trabalho, vem deixando candidatos desanimados em razão da pouca oferta da vagas

Foto: Arquivo/DP

16/10/2023
    Compartilhe:

Com a chegada do último trimestre do ano, o cenário das contratações temporárias de fim de ano começa a se delinear em Pernambuco. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), a expectativa é que o aumento no número de contratações ocorra principalmente entre novembro e dezembro, à medida que se aproximam datas importantes do calendário do comércio, como o Dia das Crianças, a Black Friday e Natal. No entanto, o cenário de contratações temporárias está sendo adiado em relação ao ano anterior.

Os empresários parecem estar adotando uma abordagem cautelosa devido à indefinição na política econômica, fatores como a taxa de juros e a queda na renda. O presidente da CDL-Recife, Frederico Leal, observa que as contratações para o período festivo devem se concentrar mais perto de Natal. Ele menciona que setores como confecção, calçados, bares e restaurantes devem liderar a criação de empregos temporários.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE) também prevê um ritmo mais lento nas contratações temporárias em comparação com anos anteriores. A queda na arrecadação dos estados e as incertezas sobre a reforma tributária são alguns dos fatores que são recomendados para essa desaceleração.

No entanto, há também um aumento na busca por empreendedorismo, já que muitas pessoas estão optando por iniciar seus próprios negócios. A falta de capacitação técnica continua sendo um obstáculo para preencher algumas vagas.

Enquanto isso, candidatos a empregos temporários, como a dona de casa Júlia Figueira e o estudante Hugo Silva, veem esse período festivo como uma oportunidade de ganhar dinheiro e, possivelmente, ingressar definitivamente no mercado de trabalho.

Até agosto deste ano, o governo do estado de Pernambuco já intermediou mais de 11 mil vagas e encaminhou cerca de 26 mil candidatos para processos seletivos. O aumento nas ofertas de empregos temporários nas próximas semanas deve ser uma tendência comum, à medida que as empresas de varejo intensificam suas contratações temporárias para atender à demanda do fim do ano.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook