Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Comissão Especial das Barragens irá propor PL para reforçar regras de segurança das represas em PE

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Medida é resultado da avaliação das barragens do estado, que constatou que a maioria está com classificação de risco pelo Governo Federal

Medida é resultado da avaliação das barragens do estado, que constatou que a maioria está com classificação de risco pelo Governo Federal
07/02/2020
    Compartilhe:

A Comissão Especial das Barragens realizou, nesta quarta-feira (05), a última reunião ordinária, onde foi apresentado um resumo das atividades realizadas desde março de 2019 para avaliar as barragens do estado de Pernambuco, com o objetivo de evitar que tragédias como a de Brumadinho (MG) se repitam em Pernambuco.  O colegiado finalizou os trabalhos avaliando positivamente o impacto da pressão realizada pelo Parlamento Estadual sobre o setor. 

Em entrevista ao CBN Recife, o deputado estadual e relator do grupo parlamentar, Romero Sales Filho (PTB), ressaltou que havia uma falta de informação completa a respeito da situação das barragens por parte do governo estadual, dos empresários e donos das barragens. “Ninguém tem nenhuma informação da real situação dessas barragens. Claro que são instrutoras fortes e duráveis, ninguém faz uma barragem de grande porte para acontecer um acidente, mas existe uma manutenção periódica que tem que ser feita e não estava sendo”, destaca o parlamentar. 

Na oportunidade, Romero constatou que o que foi visto foi um completo abandono de todas as barragens. São cerca de 400 em todo estado e a maioria está com classificação de risco pelo governo federal. Como encaminhamento, será proposto um Projeto de Lei visando tornar mais efetivas as regras de segurança para as represas de Pernambuco, devendo apresentar a minuta, juntamente com o relatório da atuação, já na próxima semana.

Confira outras informações na entrevista completa com Romero Sales Filho, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook