Celpe e Instituto Neoenergia lançam prêmio de reconhecimento a iniciativas de arte e cultura lideradas por Mulheres
As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto Neoenergia a partir das 10h desta sexta-feira (21)
Foto: Divulgação
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o Instituto Neoenergia lançam, nesta sexta-feira (21), a primeira edição do Prêmio Inspirar. A finalidade é valorizar iniciativas de arte e cultura que promovam transformações sociais e acelerem o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável. A primeira edição do Prêmio pretende reconhecer iniciativas de lideranças femininas em Pernambuco. Esta nova frente do Instituto Neoenergia e da Celpe conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.
A criação do Inspirar responde também ao chamamento da ONU à Década da Ação - que conclama a empresas, governos e sociedade civil para que se mobilizem ao alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
Em sua primeira edição, o prêmio definiu o fortalecimento do ODS 5 (Igualdade de Gênero) e vai contemplar iniciativas lideradas por mulheres, cis ou trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQI+.
As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto Neoenergia www.institutoneoenergia.org.br, a partir das 10h desta sexta-feira (21), até as 18h do dia 21 de junho. As etapas de seleção consistem na triagem inicial, na qual uma equipe técnica avaliará o preenchimento correto da inscrição, a de pré-seleção, com análise dos projetos - realizada por um comitê de notório saber composto por mulheres-, que atendem aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade/Criatividade, momento onde serão anunciados as finalistas, e a de votação popular, onde a sociedade civil vai escolher, entre os dias 7 e 20 de setembro, as vencedoras do Prêmio. A cerimônia de premiação será online, com transmissão nos canais do Youtube e Facebook da Celpe e da Neoenergia, no dia 23 de setembro.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
Lei foi sancionada pelo presidente Lula
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Agrestina realiza o 4º Encontro Regional de Juremeiros
Evento celebra e promove a valorização das religiões de matriz africana no...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Curta gravado em Bezerros estreia no 34º Cine Ceará
Filme é o único representante de Pernambuco no evento