Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Casos de Covid-19 crescem 282% em Pernambuco; farmácias relatam falta de testes rápidos


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Pexels

08/01/2025
    Compartilhe:

A alta procura por testes de Covid-19, impulsionada por sintomas gripais em diversas pessoas, e a falta de estoques são apontadas como os principais motivos do desabastecimento nas farmácias. Na rede pública, a testagem é realizada em unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os casos leves da doença em Pernambuco subiram 282,46% entre novembro e dezembro de 2024. Entre os dias 16 e 22 de novembro, foram registrados 57 casos. Já entre 21 e 27 de dezembro, o número saltou para 218.

Esse aumento refletiu diretamente na procura por testes rápidos. Segundo o vice-presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma), Elias Salomão, o mercado não estava preparado para atender à alta demanda. “No ano passado houve um aumento nos casos de dengue e Covid. Dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Fiocruz mostram isso. Como as pessoas estão inseguras e não sabem se estão com Covid ou não, elas procuraram os autotestes para ter essa informação”, explicou.

Salomão destacou que os importadores não tinham estoques suficientes para atender ao pico de procura registrado nos dois últimos meses de 2024, o que resultou no desabastecimento.

Uma equipe da TV Globo percorreu cinco farmácias no Recife e encontrou testes disponíveis em apenas uma delas, com preço de R$ 35.

A gestora financeira Érika Cordeiro relatou sua experiência após ser diagnosticada com Covid-19. Ela sentiu os primeiros sintomas dias depois de participar de um almoço de Natal com cerca de 15 pessoas. “No próprio dia 25 à tarde, quando chegamos em casa, minha mãe já começou a sentir os sintomas. Ela estava com dor no corpo e febre e imaginamos que seria uma gripe. Na sexta-feira, eu acordei com o corpo mole e uma leve dor de cabeça. A gente não sabia que já tinha outras pessoas da família que também já estavam com alguns sinais da doença”, contou.

Mesmo com mais de sete familiares apresentando sintomas, apenas três conseguiram adquirir testes rápidos nas farmácias. Os demais encontraram dificuldades devido à falta do produto no mercado.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook