Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável
Percentual de fontes certificadas está em 6,9% e pode chegar a 50%
Foto: Soninha Vill/ Giz
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável pelo comércio de eletricidade no país, lançou nesta terça-feira (29), na capital paulista, a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável.
De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade, a partir dessas informações, de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada. Uma das funções da plataforma será de evitar a dupla certificação da mesma energia.
A Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Em 2021, segundo a CCEE, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, subiu para 6,9%. De acordo com projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.
“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, destacou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.
O secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Sá, ressaltou que a ferramenta facilitará a posição do país na vanguarda da economia verde.
"É a confiança que o setor energético precisa. Vamos centralizar dados e possibilitar o rastreamento da origem da energia utilizada como lastro para a emissão de certificados. A certificação é uma etapa fundamental para essa valoração. Isso agrega muita credibilidade internacional para a indústria verde do Brasil”, disse Gentil.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Governo firma parceria com Porto Digital para exploração de IA
Objetivo é desenvolver 50 projetos de inovação até 2029
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas
Medida vale para instituições públicas e particulares
- Por REDAÇÃO
- 31/10/2024
Julgamento de caso Marielle é retomado na manhã desta quinta-feira
Julgamento é presidido pela juíza Lucia Glioche
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável
Percentual de fontes certificadas está em 6,9% e pode chegar a 50%
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
Apenas duas mulheres foram eleitas para prefeituras de capitais
Emília Corrêa e Adriane Lopes venceram disputa neste domingo
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
Segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões
Não houve prisão de candidatos às prefeituras