Agrestina realiza o 4º Encontro Regional de Juremeiros
Evento celebra e promove a valorização das religiões de matriz africana no Agreste.
Foto: Divulgação/Ascom
A cidade de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organiza o 4º Encontro Regional de Juremeiros em 30 de novembro. O evento, que promove e valoriza as religiões de matriz africana, será realizado no Centro Cultural de Agrestina, com início às 16h. A programação reúne cerca de 200 participantes, incluindo representantes de 15 terreiros locais.
"A programação inclui apresentações religiosas e culturais de matriz africana, com rodas de gira que reverenciam orixás e as entidades da Jurema Sagrada, uma vertente do candomblé afro-indígena, símbolo de resistência e fé. É um momento de reafirmação da identidade e das tradições de um povo que luta para preservar sua cultura, muitas vezes marginalizada", afirma Adeilson Soares, diretor de Cultura de Agrestina.
A iniciativa conta com apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), reforçando a importância da diversidade cultural e religiosa no país. Com essa ação, Agrestina contribui para a valorização da história das comunidades afro-indígenas, preservando a cultura da Jurema.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
Lei foi sancionada pelo presidente Lula
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Agrestina realiza o 4º Encontro Regional de Juremeiros
Evento celebra e promove a valorização das religiões de matriz africana no...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Curta gravado em Bezerros estreia no 34º Cine Ceará
Filme é o único representante de Pernambuco no evento