O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou o Alerta Mulher, uma ferramenta criada para oferecer apoio rápido, discreto e eficaz a mulheres em situação de risco iminente. O recurso permite que a vítima acione, com apenas um comando, uma rede de contatos pessoais em casos de emergência. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.
Ao ativar o alerta, os contatos previamente cadastrados recebem automaticamente uma mensagem pelo WhatsApp, enviada pelo próprio TJPE, com a localização da vítima em tempo real e orientações para acionar a polícia ou prestar ajuda imediata.

Para utilizar o serviço, é necessário acessar o aplicativo TJPE+, clicar no ícone roxo do “Alerta Mulher”, realizar um cadastro com dados pessoais ( como nome, e-mail, telefone e CPF) e registrar os números de pessoas de confiança, como amigos, familiares ou vizinhos.
De acordo com o TJPE, não há limite para o número de contatos cadastrados, e essas pessoas não precisam ter o aplicativo instalado. Com isso, a mulher consegue acionar toda a sua rede de apoio de uma só vez, de forma rápida e eficaz.

Segundo a desembargadora Daisy Andrade Pereira, coordenadora estadual da Mulher do TJPE, é fundamental que as mulheres se antecipem e cadastrem previamente sua rede de apoio no aplicativo. “No momento em que ela aperta esse alerta, os contatos recebem, em tempo real, uma mensagem informando sobre a situação de violência e a localização da vítima, permitindo uma resposta rápida”, destacou.




