A Praça dos Correios, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, recebe neste domingo (21) a edição especial do Festival Mojubá, iniciativa gratuita dedicada ao fortalecimento e à valorização da cultura negra. Produzido pelo Coletivo Desabrochar, grupo feminista atuante no município.
Nesta edição, o Festival Mojubá acontece de forma integrada ao Ensaio Aberto Boi da Gente, unindo duas ações culturais em um mesmo encontro. A proposta é aproximar o público dos processos criativos do grupo Boi da Gente e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso da população às expressões da cultura negra presentes no território.
A programação começa às 17h com Erectus Cacto, seguida pelo grupo Batuque, com apresentação de Maculelê, às 18h. Às 18h20, se apresenta a Associação Vida Jovem de Capoeira, seguida por Maéve, às 19h. Encerrando a noite, às 19h40, acontece o Ensaio Aberto Boi da Gente, reunindo celebração, ancestralidade e cultura popular.
“O festival tem o objetivo fazer com que a cultura negra chegue à população, especialmente diante das adversidades históricas que limitam sua circulação e visibilidade. E mantém o compromisso com o protagonismo negro: todos os artistas convidados são negros, reafirmando a potência das produções culturais pretas locais e regionais”, destaca Maéve, produtora do evento e integrante do Coletivo Desabrochar.




