Escute ao Vivo

Ibovespa fecha acima dos 171 mil pontos e renova recorde

Alta das blue chips e cenário político no radar impulsionaram o índice. Dólar recuou e fechou a R$ 5,31

Por: Redação CBN

O Ibovespa renovou, o recorde histórico ao fechar pela primeira vez acima do patamar dos 171 mil pontos. O avanço foi impulsionado principalmente pela entrada de investidores estrangeiros e pela valorização das ações de grandes empresas brasileiras.


O principal índice da B3 subiu 3,28%, aos 171.736 pontos. No mercado de câmbio, o dólar recuou 1,13% e fechou cotado a R$ 5,31.

O que movimentou o mercado?

A alta foi impulsionada pela entrada de investidores estrangeiros e também pela valorização das ações de grandes empresas brasileiras, como Itaú, Vale, Bradesco e Petrobras.


A variação positiva é influenciada ainda pelas falas de líderes mundiais no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, sobretudo depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no evento que não quer usar a força para anexar a Groenlândia. Depois, ele disse ter alcançado um acordo e decidiu recuar sobre as tarifas impostas a países da União Europeia.

Segundo o economista André Perfeito, da Garantia Capital, a leitura do mercado sobre o cenário geopolítico tem valorizado moedas de países emergentes como o Brasil. “Estamos nesse momento onde há muita dúvida a respeito do posicionamento do presidente norte-americano, mas a fala dele em Davos, apesar de ser bastante belicosa com os próprios aliados europeus, também sugere que não deve ter, pelo menos por hora, um movimento mais decisivo dos Estados Unidos”, pontua.

Além disso, o mercado ainda repercute a liquidação judicial do Will Bank, banco digital do grupo Master, pelo Banco Central, que atribuiu a decisão a problemas financeiros e irregularidades.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas