A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) anunciou mudanças no fluxo da vacinação contra a brucelose. Agora, o processo passa a ser realizado totalmente de forma digital.
A novidade inclui o andamento, desde o receituário até o atestado de vacinação. De acordo com a Adagro, o receituário é emitido no SIAPEC, a venda da vacina fica vinculada a esse receituário, e a declaração da vacinação é feita pelo médico-veterinário no próprio sistema. Após isso, o atestado é gerado automaticamente, sem que o produtor precise se deslocar até um escritório da Adagro.
Além da alteração no processo, também foi anunciada a mudança em relação ao prazo. O animal que não receber a vacinação na idade correta, causará a inadimplência no sistema, que deverá seguir o animal até que a situação seja regularizada. Sendo assim, com a ausência da vacinação, o trânsito de bovinos e bubalinos permanece bloqueado.
Em caso de dúvidas, o produtor pode comparecer ao escritório da Adagro mais próximo. O contato pode ainda ser feito através dos telefones (81) 3181-4516 ou (81) 9.9488-2992, além do e-mail [email protected].
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado reforça a importância da vacinação no prazo, sendo fundamental para proteger o rebanho, a saúde pública e manter a regularidade sanitária da propriedade rural.




