Escute ao Vivo

UE aprova acordo de livre comércio com o Mercosul após mais de 25 anos de negociações

Apesar de críticas do setor agropecuário europeu, principalmente da França, maioria qualificada deu aval para assinatura do tratado em Assunção

Por: Redação CBN

Uma maioria qualificada de países da União Europeia aprovou, nesta sexta-feira (9), o acordo de livre comércio com o Mercosul, negociado há mais de 25 anos. A informação foi confirmada por fontes diplomáticas à agência AFP.

Com a aprovação, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está autorizada a viajar a Assunção, no Paraguai, onde deve assinar o acordo na próxima segunda-feira. O tratado estabelece um marco comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul — Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

O acordo enfrenta resistência de setores agropecuários europeus e do governo francês, que alegam preocupações relacionadas à concorrência e a padrões ambientais. Mesmo assim, o aval dos países-membros permite o avanço formal do processo de ratificação no bloco europeu.

Oposição da França

O presidente francês Emmanuel Macron havia afirmado na quinta-feira que a França iria votar contra o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O posicionamento foi levado à reunião dos embaixadores do Bloco Europeu. Ao lado do país também se posicionaram outros membros do bloco europeu, como Irlanda, Hungria e Polônia.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas