Moradores de Araripina, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos por uma chuva de granizo registrada na tarde da terça-feira (6). O episódio, pouco comum na região conhecida pelo calor intenso, teve duração aproximada de oito minutos e não deixou danos materiais. O momento foi registrado por moradores, que compartilharam vídeos nas redes sociais.
Esse tipo de ocorrência é mais frequente em dias muito quentes. A chuva de granizo se forma quando o ar aquecido próximo à superfície encontra nuvens densas e extremamente frias em camadas mais altas da atmosfera.
Com o choque térmico, as gotas de água acabam se solidificando. As pedras de gelo se desenvolvem no interior das nuvens do tipo cumulonimbus e caem em forma de granizo.
Tempestades desse tipo costumam estar associadas à atuação de frentes frias. Para esta quarta-feira (7), segundo o Instituto Climatempo, a previsão para Araripina é de sol, com pancadas de chuva pela manhã, aumento de nebulosidade à tarde e tempo firme à noite.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), ” no início de janeiro de 2026 um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) tem atuado na região nordeste, neste período o seu posicionamento inibiu a precipitação do litoral ao agreste mas favoreceu pancadas de chuvas isoladas no sertão, principalmente no extremo oeste da região”.
Ainda segundo a APAC, ” a formação de granizo é comum de ocorrer em algumas áreas do estado de Pernambuco, com maior frequência no Sertão do estado, a sua ocorrência está associada a fortes correntes ascendentes de ar, presentes em um tipo de nuvem (Cumulonimbus (Cb), o sertão do estado tem maior incidência tipo de nuvem”.




