Escute ao Vivo

Secretaria de Saúde de Caruaru passa a ofertar implante anticoncepcional subdérmico na rede municipal

Oferta tem como público prioritário adolescentes de 14 a 19 anos

Por: Redação CBN

A Secretaria de Saúde de Caruaru passou a ofertar o implante anticoncepcional subdérmico (Implanon) na rede municipal. O Implanon tem como público prioritário adolescentes de 14 a 19 anos.


A ação integra o Programa de Ampliação da Oferta de Métodos Contraceptivos e Planejamento Familiar, fortalecendo a promoção da saúde sexual e reprodutiva no município. Além do público adolescente, a oferta visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com útero que vivem com HIV, profissionais do sexo, pessoas com multiparidade, contraindicação a outros métodos hormonais e condições clínicas específicas, como endometriose, mediante avaliação da equipe de saúde.


Em Caruaru, a oferta do Implanon está disponível nas unidades dos territórios de Terra Vermelha, Vassoural II, Santa Rosa IV, Divinópolis, Petrópolis, Demóstenes Veras, Luiz Bezerra Torres, Alto do Moura, Sinhazinha, Maria Auxiliadora, São João da Escócia I, II e III, Malhada de Barreira Queimada, Centenário, Rafael I e II e Cachoeira Seca. A rede municipal dispõe também de outros métodos contraceptivos, como injetáveis, pílulas, DIU e preservativos.


Neste primeiro momento, 15 médicos da atenção básico foram capacitados para a inserção do método Implanon, atuando em unidades estratégicas localizadas em Territórios de Gestão Sustentável (TGS) com maior incidência de gestações na adolescência. A capacitação dos demais profissionais irá acontecer de forma gradativa, conforme que cronograma a ser divulgado.

Mais Lidas

Acervo CBN

spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas