A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) anunciou, nesta sexta-feira (2), o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2026. Entre as principais mudanças está a ampliação da isenção do imposto para veículos com 20 anos de fabricação ou mais.
Segundo a Sefaz, os contribuintes poderão parcelar o IPVA em até 10 cotas mensais, desde que o valor mínimo de cada parcela não seja inferior a R$ 54,78. A cobrança começa em fevereiro, com vencimentos a partir do dia 5, e segue até o mês de novembro.
Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 7% no valor do IPVA.
Confira a tabela de pagamento do IPVA 2026:

O IPVA é um tributo estadual cobrado anualmente com base no valor de mercado do veículo, e os recursos arrecadados são destinados ao financiamento de despesas gerais do estado.
Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco mantém a alíquota geral do imposto em 2,4%. Também permanecem as alíquotas reduzidas para caminhões e ônibus (1%), automóveis movidos a gás natural veicular (GNV) avaliados em até R$ 100 mil (1,5%) e motocicletas, que variam entre 1% e 2%.
Licenciamento do veículo
Além do IPVA, os proprietários precisam quitar a taxa de licenciamento anual, necessária para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento obrigatório para que o veículo possa circular legalmente. A cobrança é feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
De acordo com o Detran-PE, o prazo limite para circular com o CRLV 2025 é:

De acordo com o Detran-PE, há um prazo limite para circulação com o CRLV 2025, conforme o calendário oficial do órgão. A partir deste ano, os boletos não serão mais enviados pelos Correios. Em substituição, os proprietários receberão uma correspondência com orientações para emissão do documento de forma online, por meio do site ou do aplicativo do Detran-PE.




